1 de Novembro

A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a "Festum omnium sanctorum" a 1 de Novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro.
Este dia foi criado com o objectivo de todos os santos serem recordados, uma vez que os fiéis podiam não os recordar nas festas ao longo do ano. Esta tradição de recordar os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que no início constavam as datas da morte dos cristãos martirizados como testemunho da sua fé.
Contudo, ao longo do tempo passou-se a dar grande relevo a cristãos considerados heróicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. Assim, o sentido de mártire alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados.
A intenção catequética desta celebração, é ressaltar o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) como que cada pessoa o pode ser.
(in Wikipédia)

Agora já sabem que este não é só o dia de pedir o pão por Deus (guloseimas!!) nem apenas o dia de ir ao cemitério. Estamos sempre a aprender! Vale ou não a pena perguntar por quê?!
ESCOLA SECUNDÁRIA DE MIRAFLORES

Bem-vindos!!

Esta é uma nova etapa para todos nós. Espero que este seja um ano em cheio e que este blog seja o reflexo do nosso crescimento enquanto seres, enquanto alunos e professores.

Desejo-vos um excelente ano de trabalho!