Pácoa, ovos e coelhos! Mas afinal que relação têm?

Nas civilizações ocidentais, a Páscoa adquire suma importância. Interessa ver qual a sua história e que relação terá com ovos e coelhos. Não são as galinhas que põem ovos?
O termo "Páscoa" tem uma origem religiosa, cujo termo vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga encontramos este termo como Paska. Mas mais antiga é a origem hebraíca que surge como Pessach, que significa "Passagem".
Havia a festa da passagem, comemorada pelos povos antigos. Esta passagem dizia respeito à passagem do Inverno para a Primavera, sendo que decorria no mês de Março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Era importante esta passagem da estação, uma vez que com a chegada do tempo mais quente vinha, além de melhor clima, os alimentos, dando mais hipóteses de sobrevivência aos povos recolectores, uma vez que os invernos eram bastante rigorosos.
"Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egipto, por volta de 1200 a.C., onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. (...) A Páscoa judaíca também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egipto. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egipto, quando não houve tempo para fermentar o pão".
Entre os Cristãos Católicos é festejada a ressureição de Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte à lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de Março). A semana antes da Páscoa é considerada a Semana Santa, tendo início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Em termos de hitória e marketing, o coelho está relacionado com a Páscoa porque simboliza a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e melhores condições de vida. No Egipto, por exemplo, o coelho era símbolo do nascimento e esperança de novas vidas. Que relção tem isto com o anteriormente referido das religiões? "Tanto no significado judeus quanto no católico, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos da Páscoa, também estão neste contexto da fertilidade e da vida."
A figura do Coelho surgiu entre o final do séc. XVII e início do séc. XVIII, levada para a América pelos imigrantes alemães. Como é hábito dos nossos "amigos" americanos, aproveitaram estes dois símbolos apelativos para as suas campanhas de marketing!
Contudo existem outros símbolos da Páscoa, que podem conhecer em

http://www.granjaviana.com.br/jornaldaqui/caderno.asp?cn=41&id=904


BOA PÁSCOA!!!!