Aos alunos Salesianos

Regressar ao sítio onde cresci e me tornei quem sou. Regressar ao lugar onde estão escritos alguns segredos. Regressar ao ponto de partida, onde decidi que queria ir para Filosofia. Regressar já não desprovida de vivências e ciências, mas regressar com os mesmo medos e receios.

Voltei para a Escola onde me formei! Onde está aquele que considero ser o melhor professor de Filosofia que já conheci. Meu eterno professor de Filosofia, meu actual colega de grupo. Bizarro!! Trabalhar com uma das pessoas que mais admiro na vida. É a melhor recompensa que poderia ter recebido. É ver um sonho concretizado.

Por isto e mais alguma coisa, foi um ano muito especial!!!

O mais alguma coisa, são precisamente vocês: os meus alunos de Filosofia do 11.º ano. Foram três turmas, diferentes entre si, mas semelhantes na sua humanidade. Fruto da educação salesiana...

Uma professora nova, professora num meio em que só havia professorES!! Quem é? Correram a fazer o levantamento curricular. Importante saber quem nos vai acompanhar ao longo de um ano lectivo. Questões, questões, questões, mas pouco tempo passou para nos conhecermos. Saliento o esforço que alguns alunos fizeram para me fazerem sentir integrada e nada ameaçada de estar a substituir o ilustre professor Justino, actual director. Difícil tarefa, mas cingi-me a ser eu própria sem querer igualar ninguém.

Foi com prazer que levei a cabo este ano lectivo e percebi que os alunos gostaram das aulas, gostaram da professora e alguns até passaram a gostar de Filosofia!! Uhau!!! Cumpri a minha missão!!

Nos últimos dias de aulas, o coração andava apertadinho, porque tinha consciência de que ia chegar ao fim e as aventuras filosóficas convosco tinham terminado... Mas foi com alento (se bem que me deixou o coração ainda mais apertadinho, mas com uma enorme alegria) que uma das minhas criaturas (sim, assim vos chamei ao longo deste ano para perceberem o quão diferentes são para mim) que disse: "Tenho pena!...", retroqui "Pena?! De quê?", respondeu calorosamente "De que tenha sido apenas um ano consigo!...".

Espero que tenha sido um ano tão bom para vocês quanto para mim, em que de uma coisa tenham certeza, ficarão sempre "gravados" em mim, não por terem sido excelentes alunos, mas por terem sido os meus primeiros alunos nos Salesianos de Manique.

Beijinhos de boas férias para todos!!

Sílvia Dias

Aos Alunos Maristas - Finalistas

Deu-se início ao novo ano lectivo. Era o último ano naquele colégio para esta nova turma de Psicologia B. Todos se adivinham e todos partiam do pressuposto deter todo o conhecimento uns dos outros.

Numa sala juntaram-se grupos de seis turmas!! De homogénia não tinha nada.

Foi um ano de descobertas e aventuras. Mais um ano em que a professora tentava passar mensagens de formação cívica aos seus novos alunos sem saber quem eram aquelas pessoas que estavam perante si, mas esperando o melhor. Expactativas montadas a partir do ano lectivo anterior; eis algo que foi montado de parte a parte.

Não foi um ano fácil (se dissesse o contrário mentia)! Mas foi um ano rico em ensinamentos de ordem profissional. Foi um ano em que conheci alunos muito giros, sempre prontos para a brincadeira (muitas vezes mais do que para o trabalho - o que é de esperar face à faixa etária)!! Conheci muito bons alunos, sempre prontos a trabalhar, empenhados, motivados. De entre os vários, saliento a Leila e a Marta Cunha. Dinâmicas, interessadas e equilibradas (quer isto dizer que sabiam medir a brincadeira e o trabalho).

Parabéns a todos quantos partilharam comigo estas horas lectivas, onde se passou tanta coisa e todos nós pensamos que foi tão pouco...

Boa sorte para todos vós e, acreditem ou não, foi um gosto conhecer-vos!!

Sílvia Dias