Levanta-te e actua!


«O Recorde Mundial do Guinness foi mais uma vez batido por gente de todo o mundo que exige aos seus líderes acabar com a pobreza.
Mais de 173 Milhões de Pessoas juntaram-se aos eventos de “Levanta-te e Actua!”, conseguindo um novo recorde como a maior mobilização da história por uma mesma causa.
O Recorde Mundial do Guinness foi ultrapassado este fim-de-semana quando 173,045,325 cidadãos e cidadãs se juntaram em mais de 3000 eventos por mais de 120 países, para exigir aos seus governos que erradiquem a pobreza extrema e que cumpram os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
O Recorde Mundial do Guinness está certificado como “Levanta-te e Actua como a maior mobilização humana registada na história,” que no seu quarto ano, verificou um aumento de cerca de 57 milhões sobre o ano passado.(...)
Portugal voltou a destacar-se por ser o país europeu com mais pessoas a Levantarem-se para a erradicação da pobreza em termos percentuais. Portugal mobilizou cerca de 1,4% da sua População. E mais de 10% dos eventos mundiais realizaram-se em Portugal, conseguindo assim bater o recorde do ano anterior.

Associações, ONGs, mais de 150 escolas, diversos locais de culto, empresas, meios de comunicação e particulares confirmaram em Portugal um sólido apoio para a erradicação da pobreza e o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Com apoiantes e simpatizantes cada vez mais consolidados, a coligação nacional coordenada pela Campanha Pobreza Zero, tem conseguido dar cada vez maior visibilidade à causa. (...)»


O 12.º C da Escola Salesiana de Manique, no dia 16 de Outubro, fez parte desta iniciativa. Uma participação simples e humilde, mas que fez a sua diferença. Juntamente com a DT, fizeram uma reflexão acerca da pobreza que inunda cada vez mais vidas e vestiram uma peça de roupa branca, em sinal de paz, liberdade e disponibilidade.

A todos vocês: beijinho de obrigada e esperamos que para a próxima mais se juntem a nós!!

Intro CSI Ted Bundy

Este foi um trabalho desenvolido no ano lectivo 2008/2009 por alunas do Colégio Marista de Carcavelos em Psicologia B.
Esta é a introdução de um trabalho MUITO criativo, original, divertido, cientificamente bem estruturado. E lembro-me que também assombrado pelo Ted Bundy ;)
Beijinhos para todos aqueles (desta turma) que contribuiram para os bons momentos possíveis ao longo deste ano...

Em homenagem à Mariana e à Carlota aqui fica divulgado para os meus actuais alunos e para os ex-alunos que ainda por aqui passem. :)

Matriz Teste Filosofia 11.º Ano

Lógica Formal: Lógica aristotélica

a) Identificar o objecto de estudo da lógica e lógica formal;
b) Analisar a dicotomia verdade e validade;
c) Identificar uma proposição;
d) Ordenar os conceitos quanto à sua extensão e compreensão;
e) Classificar as proposições quanto à qualidade e quantidade;
f) Indicar os termos constituintes de um silogismo;
g) Identificar o Modo e a Figura de um silogismo.


Bom estudo!!

Pobreza Zero! 8 Objectivos do Milénio e As contradiçoes do nosso 'mundo civilizado'

"Levanta-te e actua Contra a Pobreza"
No próximo dia 16 de Outubro inicia-se um movimento contra a pobreza. Entre o dia 16 e o dia 18 de Outubro vários grupos e instituições vão simbolicamente levantar-se de forma a exigir aos governos o cumprimento dos objectivos a que se propuseram.
Também nós o podemos fazer. Pode não representar nada para nós, mas representa muito para todos aqueles que estão nesta situação e que, dado o estado económico do mundo, mais irão estar e quem sabe algum de nós. A actividade pode ser realizada em pequenos grupos, bastando que para a sua acção seja válida para o manifesto se inscreverem na actividade.
Toda a informação em http://www.levanta-te.org/2009

A Batata Quente

É esta a atitude que temos face a tudo o que nos rodeia, "alguém há-de fazer alguma coisa". Se todos dermos algo de nós, é mais fácil...

Matriz Teste Psicologia

1. Genética
a) Identificar e caracterizar os agentes responsáveis pela hereditariedade;
b) Definir cariótipo humano;
c) Distinguir hereditariedade individual de hereditariedade específica;
d) Explicar a diferença entre genótipo e fenótipo;
e) Distinguir os conceitos de preformismo e de epigénese;
f) Relacionar os conceitos de ontogénese e filogénese com a complexidade do ser humano;
g) Analisar a interação do meio no indivíduo (dicotomia inato/adquirido);
h) Explicar o conceito de ser humano como sistema aberto comparando com os animais enquanto sistema fechado;
i) Relacionar os conceitos de prematuridade e de neotenia;
j) Clarificar o conceito de inacabamento humano.

2. Cérebro
a) Enumerar conquistas da evolução da espécie humana que contribuiram para o desenvolvimento do cérebro;
b) Descrever a constituição do neurónio;
c) Descrever a sinapse;
d) Indicar as principais funções da espinal medula e do sistema nervoso;
e) Explicar a função vicariante;
f) Explicar a unidade funcional do cérebro;
g) Identificar as funções das áreas de Broca e Wernicke;
h) Caracterizar o conceito de complexidade cerebral;
i) Relacionar os conceitos de lentificação e de individuação;
j) Explicar o sentido de plasticidade cerebral.

Bom estudo!