Exercícios de falácias informais

Identifique a falácia informal presente nos seguintes argumentos e justifique a sua escolha.

1. "- Não consigo lidar com ela como gente normal. Se eu a desprezo, ela vem atrás de mim, se eu lhe falo bem, vai embora!"

2. "-Nunca consigo fazer os meus trabalhos como deve ser porque a minha vida é difícil. O meu irmão está sempre a discutir comigo e os meus pais não me apoiam."

3. "- Vá ao Estádio Nacional apoiar a Selecção de todos nós! Vai ser um grande jogo. Os nossos jogadores merecem a sua presença e você merece uma grande vitória!"

4. "80 por cento dos portugueses já foi ao Continente. E você?"

5. "Tens de ler o último livro de Paulo Coelho. Já vendeu 1 milhão e em Portugal é o mais lido!"

6. "A Ford produz os melhores automóveis porque tem os melhores engenheiros e tem os melhores engenheiros porque paga-lhes bem e paga-lhes bem porque tem muitos lucros e tem muitos lucros porque fabricam os melhores automóveis."

7. "É melhor não contares aos jornalistas o que se passa aqui no balneário, pois serás despedido e ainda por cima és tu que irás ficar mal visto."

8. "- Não faças isso! / - Porquê? / - Porque não!"

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de conseguir aceder aos documentos acerca de filosofia, no entanto, estes estão protegidos com password. É possível vislumbrá-los ou é memso restrito? Desculpe o incómodo, mas estou mesmo a precisar.

Philos Sophia disse...

Os documentos estão protegidos com uma password, uma vez que os docs aqui colocados são feitos para os meus alunos. O blog pode ser acedido por todos, mas os docs são restritos. Obrigada!

Anónimo disse...

Eu gostava é de saber as respostas às questões

Pii disse...

Boa noite, gostava de saber se podia postar a correção para poder comparar os resultados?
obrigada atenciosamente Margarida